Dr. Sidiclei, vereador Nenego, Francisco Veríssimo e presidente da Câmara Otniel Oliveira

Aconteceu em Vila Verde, distrito de Pancas, o I Torneio Leiteiro Afro Veríssimo, que se estendeu durante os quatro dias do II Vila Verde Rodeio Show, evento organizado pelo empresário pecuarista Francisco Roriz Veríssimo. “Estamos realizando aqui no município de Pancas, distrito de Vila Verde, o primeiro torneio leiteiro. Nosso objetivo é divulgar a genética e incentivar os produtores locais a conhecer outros tipos de animais, outros tipos de conhecimentos técnicos sobre o assunto. Estamos trabalhando aqui na nossa fazenda com o Girolando e também iniciando um trabalho com a raça Guzolando, com objetivo de divulgar e incentivando a melhorar os produtos de leite da região e mais pessoas produzirem”, explicou Francisco Veríssimo.

Ao todo, participaram do torneio leiteiro 21 animais de nove produtores rurais, sendo três de Pancas, um de São Gabriel da Palha, um de Colatina, um de Itaguaçu, um de Baixo Guandu, um de Aimorés-MG e outro de Ipanema-MG.
 
As ordenhas aconteceram nos quatro dias de festa, entre 7 e 10 de setembro, sempre duas vezes ao dia, sendo uma às 7h e outra às 19h. Durante os quatro dias foram mais de 2 mil kg de leite produzidos em quatro categorias: 20kg, 30kg, Novilha Livre e Vaca Livre.
 

 
Claudio Nass, Gleidson Souza, Francisco Veríssimo e Verner Binda
Na categoria 20kg o vencedor foi Francisco Roriz Veríssimo, seguido por Camilo Adolfo e por Gersino Coser. Na categoria 30kg o primeiro lugar ficou com Camilo Adolfo, seguido por Gabriel Rigo e Fabrício. Na categoria Novilha Livre, a vaga Razão, de Francisco Roriz Veríssimo, ficou em primeiro, com uma média de 50,9 kg nos quatro dias. Em segundo ficou a vaca Cinderela, também de Francisco, com 46,1 kg de média. Em terceiro ficou a vaca Afetiva, de Gabriel Rigo, com 42,5 kg de média. Na categoria Vaca Livre venceu a vaca Avenca, de Francisco Roriz Veríssimo, com média de 67,8 kg de leite nos quatro dias. Em segundo ficou a vaca Simoni, de Sebastião, com 50,8kg, e em terceiro ficou a vaca Danúbia, de Francisco Veríssimo, com 47kg. Os primeiros lugares de cada categoria foram premiados com troféu e uma novilha. O 2º e 3º receberam troféu.
 
O evento recebeu apoio da empresa Consultec – Consultoria e Assistência Veterinária, de Felipe Morgan e Verner Binda. Outra empresa parceira foi a Ordenha Mais – revenda autorizada GEA no ES, que apoiou seus clientes e produtores com a ordenhadeira que foi instalada no local.
 
Vereadores prestigiam e participam da premiação
 
 
O prefeito de Pancas, Dr. Sidiclei (PDT), ressalta a importância deste evento. “Sem dúvidas esse evento é importante para fortalecer a agropecuária do município, colaborando para que os pecuaristas possam buscar melhores condições para ampliar sua produção. Vamos incentivar a realização desse tipo de evento”, explicou o prefeito.
 
O engenheiro agrônomo da prefeitura de Pancas, Dr. Gleidson Moraes de Souza, e o Chefe de Desenvolvimento Agropecuário da Prefeitura, Claudio Nass, também acompanharam o evento. “Sem dúvida foi tudo muito bem organizado. O concurso serve como motivação para os produtores locais, mostrando que o investimento em genética gera bons resultados”, explicou Claudio Nass.
 
Touro bruto
Junto ao evento estava em exposição um touro de cerca de 1.200kg, da raça Guzerá. O animal estava para mostrar potencial da raça.
Comentários do Facebook

2 thoughts on “Concurso Leiteiro estimula crescimento da economia local

  1. Parabéns aos organizadores do evento em Vila Verde, concurso leiteiro/rodeio/shows, não esqueceram de nada, tudo do bom e do melhor, sem contar a grande contribuição que irá trazer para a região em todos sentidos.

  2. A empresa Ordenha Mais – revenda autorizada GEA no ES, também foi parceira neste importante evento. Apoiamos nossos amigos clientes e produtores com a ordenhadeira que foi instalada lá por nossa empresa. Fabricio Ceolin.

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.