ATUALIZADO EM 12/11/17 – 12:08 – Os panquenses Álisson Melquíades e Vinycius Fernandes da Rocha foram campeões Sul Americanos de Robótica, em competição disputada na cidade de Curitiba-PR. Os dois estiveram na competição representando o IFES de Colatina, escola onde estudam. Eles são da Equipe Asimov, formada por alunos do ensino médio integrado do IFES, foi campeã na categoria Cospace (Desenvolvimento de Robô Virtual). Esta foi a 16ª edição do Concurso Latino-Americano de Robótica. Estudantes e pesquisadores podem testar seus robôs em qualquer um desses desafios. Com a vitória, os panqueses mais o colega Lucas Giuberti e o professor Jean Eduardo Glazar garantiram vaga para o mundial que acontece no Canadá no próximo ano.

A equipe Asimov tem cerca de 30 alunos do IFES de Colatina, 

A Equipe Asimov foi campeã em três modalidades em uma das mais importantes competições estudantis de robótica da América Latina. Na edição deste ano, os eventos ocorreram no período de 9 a 11 de novembro, em Curitiba-PR. Equipes de estudantes e pesquisadores de várias partes do Brasil e da América Latina competiram entre si enfrentando desafios de simulação de futebol 2D, robôs de serviço, logística, robôs de educação, robôs de resgate, robôs velocistas e outros.

As equipes participantes puderam concorrer em diversas categorias:

– Competição Robótica RoboCup: que envolve jogos de futebol simulados entre os robôs. Possui as seguintes sub-categorias: Small-Size, Simulation 2D (Futebol 2D), Simulation 3D (Futebol 3D), Humanoid and Standard Platform League (SPL), Rescue Simulation Agents, RoboCup @Home, Junior (CoSpace, OnStage, Mazer e Soccer) e Festo Logistics.

– Competição Robótica IEEE: que envolve a competição de robôs autônomos criados a partir de kits educacionais. Possui as sub-categorias: Standard Educational Kits (SEK, em que os alunos configuram robôs para salvar reféns em uma tragédia simulada), Open, Very Small Size e Humanoid Robot Racing.

A Equipe Asimov participou de quatro categorias, sendo campeã na CoSpace Rescue Secondary (em que disputaram contra cinco equipes), Futebol 2D (contra sete concorrentes) e Humanoide Robot Racing (contra oito equipes concorrentes). Além dos certificados e troféus, as equipes de Fubetol 2D e Cospace ganharam uma vaga para representar o Brasil no campeonato mundial que acontecerá no Canadá em 2018.

A equipe do Campus Colatina foi a única capixaba a participar das competições. Abaixo, seguem os nomes dos alunos campeões e dos professores orientadores:

Categoria Cospace 
– Álisson Melquíades;
– Lucas Giuberti;
– Vinycius Fernandes da Rocha;
Professor orientador: Jean Eduardo Glazar.

Categoria Humanoide Robot Racing
– Breno Maia Costa;
– Jhordan Pereira Ortolani;
– Thayne Leal Gomes.
Professor orientador: Júlio Vendramini

Categoria Futebol 2D
– Alexandre Costa;
– Maykel Rodrigues;
– Leonardo Batista;
Professor orientador: Giovany Frossard Teixeira.

Além de ser campeã nas categorias acima, a Equipe Asimov ficou em quarto lugar na categoria mais concorrida do torneio, a categoria Sek (IEEE Standart Educational Kit), tendo competido junto a outras 31 equipes. Veja abaixo a relação de alunos que competiram nesta categoria:
– Arthur Cardoso Neitzel;
– Caian Monteiro de Oliveira Meireles;
– Héricles Santos Fernandes;
– Kadichari Gomes Marçal Lima;
– Renato Lopes de Oliveira;
– Rodney Schultz Kuster;
Professores orientadores: Renan Osório Rios e Igor Carlos Pulini.

O professor Renan Osório Rios, coordenador do projeto de robótica Asimov, comemora: “A maior vitória dos alunos que fazem parte da equipe de robótica Asimov, está no caminho de estudos percorrido durante o ano até chegar ao campeonato, os bons resultados se tornam consequência deste trabalho.”

O êxito dos alunos do Campus Colatina na LARC / CBR não é novidade. No ano passado, a Equipe Asimov foi campeã na categoria SEK e na Futebol 2D. A Equipe Asimov conta com o apoio das empresas Vixteam Consultoria & SistemasFRISASEEK Sistemas e SoluçõesGrupo Galon e Arte Vidros Vidraçaria, que estão patrocinando a hospedagem, transporte e a alimentação dos alunos.

Comentários do Facebook