A Prefeitura de Pancas, por meio da Subsecretaria de Meio Ambiente, iniciou a campanha Adote uma Árvore. Serão plantadas mudas de quaresmeiras e sibipirunas em parceria com moradores das zonas urbanas da Sede, de Laginha e de Vila Verde. O morador que aderir à campanha deverá fazer a solicitação e preencher um termo se responsabilizando por cuidar da árvore plantada em frente sua residência.

No primeiro dia, a equipe da prefeitura plantou 12 quaresmeiras, sendo 10 na Avenida Laurindo Barbosa e duas em frente à Prefeitura.

Mudas de árvores: sibipiruna e quaresmeira
Márcio, Ester, Júlia, Dr. Sidiclei e Juninho

Até o momento, mais de 100 árvores já estão cadastradas para plantio. A subsecretária de meio ambiente, Ester Mirian Gonçalves, fala do sucesso da campanha. “Esta campanha é um grande sucesso. Nosso objetivo é plantar nas zonas urbanas árvores adequadas que, além de darem sombra, dão flores em épocas diferentes, o que deixará nossa cidade mais bonita. A prefeitura vai plantar e o morador vai cuidar. Nosso prefeito foi muito feliz na idealização deste projeto”, disse Ester.

O assessor de comunicação, Márcio Carreiro, vê a empolgação dos moradores. “Esta campanha foi uma grande iniciativa do nosso prefeito, Dr. Sidiclei. Os moradores estão entusiasmados em cuidar das árvores. No primeiro dia, em uma única quadra, foram plantadas 8 quaresmeiras. Os vizinhos disseram que vão se ajudar no cuidado às árvores e estão empolgados em vê-las floridas. A cidade ficará muito mais bonita”, disse.

Regiane vai cuidar de uma em frente à casa de seu pai e quer mais duas mudas em sua casa
Dona Conceição viu a movimentação na rua e solicitou o plantio de uma quaresmeira em frente sua residência
Dona Adelaide cuidará de uma quaresmeira

Inscrições

Ainda há tempo de fazer inscrições, pelos telefones (27) 3726.1221, 99814.3271 ou 99941.8941.

Laboratório Analysis

Árvores

A Prefeitura faz o plantio de duas espécies: QUARESMEIRA e a SIBIPIRUNA. Ambas são próprias para plantio em calçadas e muito utilizadas para paisagismo urbano em todo o Brasil.

Marta vai cuidar de uma quaresmeira

Quaresmeiras

É uma árvore brasileira da Mata Atlântica. Seu nome popular é devido à cor das flores e época de floração: entre os meses de janeiro e abril, que é o período onde acontece a quaresma. Seu porte geralmente é pequeno a médio, podendo atingir de 8 a 12 metros de altura. O tronco pode ser simples ou múltiplo, com diâmetro de 30 a 40 cm. A quaresmeira tem um período de vida de 60 a 70 anos.

As quaresmeiras dão flor roxa no período entre janeiro e abril

Mesmo quando não está em flor, a quaresmeira é ornamental. Sua copa é de cor verde escura, com formato arredondado. Por suas qualidades, ela é uma das principais árvores utilizadas na arborização urbana no Brasil, podendo ornamentar calçadas, avenidas, praças, parques e jardins em geral.

Com podas de formação e controle, pode-se estimular seu adensamento e mantê-la com porte arbustivo. A quaresmeira é uma árvore pioneira, rústica e simples de cultivar, vegetando mesmo em solos pobres. Originária da mata atlântica, esta espécie aprecia o clima tropical e subtropical, tolerando bem o frio moderado.

Sibipiruna

A sibipiruna também é uma árvore de grande porte, nativa do Brasil, que dão folhas o ano todo e chegam a medir 28 metros de altura, mas tem o tamanho mais comum entre 6 e 18 metros.

As sibipirunas dão grandes áreas de sombra

Sua copa é arredondada, com até 6 metros de diâmetro, o que a torna uma árvore muito vistosa e de grande área de sombra. Facilmente confundida com o pau-brasil ou pau-ferro pela semelhança da sua folhagem, é muito usada para arborização em várias cidades brasileiras.

A floração ocorre a partir de agosto, podendo estender-se até o final do verão, com flores amarelas. A frutificação dá origem a vagens que, quando maduras, rompem-se arremessando de uma a cinco sementes. A árvore pode viver mais de cem anos.

Comentários do Facebook