A Prefeitura de Pancas comemorou o Dia Nacional do Idosos em grande estilo. Nesta terça-feira, pela manhã, aconteceu uma passeata pela avenida 13 de Maio em direção ao Ginásio de Esportes José Moreira dos Santos. 

Cerca de 500 pessoas participaram da caminhada, que não contou apenas com a terceira idade, mas com diversos profissionais da Prefeitura e também da Banda Municipal Cidade Poesia, que tocou marchas de carnaval durante o trajeto. 

No ginásio, os idosos participaram de um café da manhã. Tiveram à disposição tendas sobre hipertensão, diabetes, saúde bucal, outubro rosa e vacinação. Em seguida assistiram a uma apresentação musical do Projeto Espaço da Alegria. Para finalizar, tiveram uma palestra com a psicóloga Eleonor Machado.

Comemoração do Dia Nacional do Idoso

Laboratório Analysis

Comemoração

Ao longo da última semana, as escolas foram envolvidas no projeto. Crianças de 5 a 14 anos participaram das atividades junto ao projeto Idosos em Ação. Além disso, os idosos compartilharam histórias junto às crianças nos CEIMs do município.

Hoje o projeto Idosos em Ação atende mais de 400 pessoas em Pancas Sede e nos distritos de Laginha e Vila Verde. O projeto conta com profissionais como Agendes de Saúde, Enfermeiros, Médicos, Fisioterapeuta, Educadores Físicos, Psicólogos e Nutricionistas.

Equipe do CRAS

O Idosos em Ação foi selecionado como um dos melhores do Brasil em 2017, sendo apresentado em Brasília. Em 2018, foi premiado em Belém-PA, durante o Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. O município receberá a visita do Ministério da Saúde para a produção de um Documentário sobre o projeto.

Secretário de Saúde, Juarez Mendonça

O Secretário de Saúde, Juarez Mendonça, destacou a evolução do projeto. “Começamos em 2017 e o projeto cresceu muito nestes dois anos. Hoje já atendemos mais de 400 pessoas. Conseguimos, através do projeto, diminuir o consumo de medicamentos dos idosos, reduzir o índice de quedas e aumentar a autoestima e a qualidade de vida de todos. Tudo isso foi possível graças ao apoio do nosso prefeito, Dr. Sidiclei, que tem dado todo o suporte necessário para que o Idosos em Ação seja um projeto de referência nacional”, explicou Juarez.

A fisioterapeuta e coordenadora do projeto, Monalisa Oliveira, agradece a todos. “Nosso projeto só é esse grande sucesso graças a participação de todos. Nosso prefeito Dr. Sidiclei, nosso secretário Juarez Mendonça, todos os profissionais de saúde, enfim, o sucesso é graças ao empenho de cada um. Estamos muito felizes com o grande número de idosos participantes e com a evolução do nosso projeto”, explicou Monalisa.

Mais fotos:

Veja a galeria de fotos publicada no Facebook da Prefeitura de Pancas.

 

Comentários do Facebook