Por Adriano Cipreste

Nesse sábado dia 16 de fevereiro, Pancas amanheceu mais colorido. É que nesse dia foi fundado a ordem das Garotas do Arco-íris. O evento contou com a presença do Grão Mestre da Grande Loja Maçônica do Espirito o Sereníssimo Walter Noronha, o Desembargador Ney Batista Coutinho que é o supremo deputado da Assembleia internacional das Garotas do Arco-Íris para o Espírito Santo, Além do Venerável Mestre da Loja Maçônica de Dr. Daniel Trindade de Pancas, o senhor Charlies Cypreste e o Prefeito de Pancas, o Dr. Sidiclei.

O evento ainda contou com mais de 60 garotas do Arco-Íris visitantes de Vitória, Vila Velha, Linhares, São Mateus e Caratinga – MG. Vinte e uma garotas de Pancas foram iniciadas sendo lideradas pela adolescente Luiza Chiaato como Ilustre Preceptora e por Kelly Bergamini como Mãe Preceptora.

O Venerável Mestre Charlies lembrou que a Maçonaria de Pancas está em festa por comemorar 44 anos de existência e que As Garotas do Arco-Íris foi o principal presente.

A Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas, originalmente The International Order of the Rainbow for Girls, é uma ordem paramaçônica dedicada à edificação do caráter de jovens adolescentes do sexo feminino, sem obrigatoriedade de parentesco maçônico e com idade compreendida entre 11 anos completos e 20 anos incompletos. O programa das Garotas do Arco-Íris é voltado fundamentalmente ao treinamento da liderança através da prática do serviço comunitário: as jovens garotas são levadas ao aprendizado sobre o valor da caridade através de seus trabalhos de envolvimento com a comunidade.

Entidade sem fins lucrativos, a Arco-Íris se esforça para dar às suas meninas as ferramentas, o treinamento e o incentivo para que estas façam seus espíritos brilharem ao fornecer um ambiente seguro, divertido e cuidadoso aos seus membros, onde as meninas mais velhas podem interagir e orientar as meninas mais novas através de um envolvimento familiar.

Os principais preceitos praticados pelas garotas do Arco-Íris são desenvolvidos por intermédio da liderança efetiva, da Fé, da Esperança e da Caridade. Constituem ao todo sete princípios que são representados cada um por uma cor do Arco-Íris: Amor ao lar, à família e ao próximo; Crença na existência de Deus; Respeito para com a natureza; Crença na imortalidade da alma; Fidelidade e dignidade de caráter; Patriotismo e amor pelos símbolos pátrios e Serviços em prol da humanidade e da comunidade.

Comentários do Facebook