O premiado Programa Idosos em Ação continua crescendo no município de Pancas. Hoje, cerca de 350 pessoas participam do projeto em Pancas Sede e nos distritos de Laginha e Vila Verde. Devido ao enorme sucesso, foi ampliado também para a zona rural do município.

A região de Montes Claros recebeu em agosto a aula inaugural na Unidade Básica de Saúde. Nesta sexta-feira, dia 30, o Idosos em Ação terá sua aula inaugural em Carapina, a partir das 8h30. “Estamos muito felizes com o sucesso do projeto. Nosso prefeito Dr. Sidiclei tem trabalhado para levar mais saúde para todos, inclusive da zona rural do município”, explicou o secretário de Saúde, Cléber Silva

Idosos em Ação foi destaque em Brasília

O PROGRAMA
O Idosos em Ação foi destaque nacional por duas vezes. Em 2017 foi selecionado, em Brasília, como um dos melhores do Brasil, sendo apresentado na capital federal para servir como exemplo para os outros municípios do País. Em 2018, foi premiado em Belém-PA, durante o Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.

Esteve em Pancas uma equipe do Ministério da Saúde, que produziu um documentário sobre o Idosos em Ação, servindo de referência para todo o País. 

Idosos em Ação teve a participação de 100 pessoas na inauguração

MAIS SAÚDE
O Idosos em Ação foi desenvolvido tendo em vista a alta proporção de pessoas idosas na população do município. O objetivo foi reorganizar a atenção básica à saúde para adaptá-la às necessidades dessa faixa etária, e envolveu o monitoramento das pessoas idosas desde a sua entrada na Estratégia de Saúde da Família até os serviços de referência. A experiência foi desenvolvida a partir de março de 2017.

Idosos em Ação - Carapina

OBJETIVOS
:: Diminuição do nível de quedas dessa população;
:: Diminuir procura as unidades de saúde por queixa/sintomas de hipertensão e diabetes;
:: Acompanhamento e controle das taxas de colesterol, triglicerídeos e glicose;
:: Melhora da qualidade de vida.

PÚBLICO-ALVO: Idosos (>60 anos).

DIVULGAÇÃO: A porta de entrada foi através das Unidades de Saúde da Família.

ATIVIDADES: As atividades são realizadas na quadra de esporte e ao ar livre, com atividades físicas com a profissional fisioterapeuta e acompanhamento e monitoramento dos demais profissionais.

EQUIPE: Fisioterapeutas, médicos, enfermeiros, dentistas, psicólogos e agentes comunitários de saúde.

RESULTADOS: Diminuição na procura no setor de reabilitação, por quedas. Melhoras no controle de hipertensão e glicemia. Melhora no quadro algico, relatado por esse público, diminuição na demanda nas unidades básicas de saúde.

Comentários do Facebook