A Pestalozzi de Pancas realizou entre os dias 19 a 29 de agosto a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência 2019. O tema deste ano, sugerido pela Federação Nacional das Associações Pestalozzi, foi “Família e Pessoa com Deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas” e o subtema: “E o atendimento humanizado na saúde, como vai?”, sugerido pela Federação das Associações Pestalozzi do Estado do Espírito Santo.

O ponto alto da semana foi no dia 29, com a realização da “V Passeata comemorativa pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência”, onde foram abordados o tema e o subtema sugeridos pelas Federações Nacional e Estadual.

Crianças da Obra Social

Para esse momento, estiveram presentes as Pestalozzi de Pancas, Alto Rio Novo, Mantenópolis, Ecoporanga e São Domingos do Norte. O evento contou com a presença da Obra Social, das Secretarias Municipais de Assistência Social (CRAS), Saúde (Idosos em Ação), Educação (Grupo do Atendimento Educacional Especializado e Reforço Escolar), Esportes, das escolas Henoc Pereira, Oraide Gomes de Miranda, Cooepa e Araribóia.

“Agradeço ao prefeito Dr. Sidiclei pelo apoio que tem dado à Pestalozzi de Pancas”, disse o presidente da Pestalozzi de Pancas, Adonias Nascimento. O prefeito elogiou o evento. “Parabenizo à Pestalozzi pelo lindo evento, muito importante para que a sociedade entenda que a inclusão faz parte do processo de evolução da sociedade. Agradeço à secretária de educação, Ângela Marchesini, ao secretário de Assistência Social Márcio Beraldo, e ao vereador Pêra, que representou a Câmara, e principalmente, a equipe da Pestalozzi de Pancas . Todos juntos por uma educação inclusiva” disse o prefeito Dr. Sidiclei.

Idosos em Ação

Para animar, o desfile contou com a participação da Banda Fanfarra do Km 14 e a Banda Municipal Cidade Poesia.

Banda Cidade Poesia
Banda do KM 14

Clique e veja a galeria de fotos do eventos.

Confira um vídeo sobre o evento.

A SEMANA

O fechamento ocorreu com o desfile, do dia 29, mas muitas atividades foram feitas ao longo da semana. No dia 19, foi realizado um piquenique, no Cerimonial Recanto das Montanhas, em Pancas. No dia 20, foram feitas atividades físicas no Campo Democrata.

No dia 21, foi realizado um seminário destinado aos familiares assistidos pela Pestalozzi e Obra Social, tendo palestras voltadas ao tema com Dr. Tiago Alves Franca e Divina Leila Soares e também debates, depoimentos e troca de experiências entre os familiares. No dia 22, aconteceram atividades lúdicas no Clube Cordilheiras de Pancas. No dia 23, um jantar para as famílias dos alunos e usuários atendidos na Pestalozzi de Pancas.

No dia 26 os alunos foram levados para passear, com um intercâmbio com a Pestalozzi de Santa Teresa. Eles fizeram atividades físicas e conheceram a Rampa do Caravaggio, em Santa Teresa.

 

Comentários do Facebook