Aconteceu nesta quarta-feira, 11, a entrega de títulos de legitimação de terras devolutas feita pelo IDAF (Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal). O evento aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação e contou com a participação do prefeito de Pancas, Dr. Sidiclei, do diretor-presidente do IDAF, Mário Louzada, do vereador Pêra, do secretário de Agricultura, Juninho Tatá e da subsecretária de Meio Ambiente, Ester Mirian Gonçalves.

Foram contemplados proprietários dos municípios de Pancas, Baixo Guandu, Alto Rio Novo e Água Doce do Norte.

Terras devolutas são terras públicas ainda não destinadas pelo Poder Público e que nem nenhum momento integraram o patrimônio de um particular, mesmo que estejam irregularmente sob sua posse.

O termo devoluta relaciona-se ao conceito de terra devolvida ou a ser devolvida ao Estado. No caso do Espírito Santo, não há terra devoluta desocupada. O trabalho do IDAF consiste em mapear sua localização, identificar e regularizar o posseiro.

O Estado possui, atualmente, cerca de 95% de suas terras já tituladas. Os outros 5%, ainda devolutos, encontram-se em sua maior parte concentrados no Norte e Noroeste do Espírito Santo.

Comentários do Facebook