Na semana da virada de ano, bares não podem funcionar em 8 municípios

Nesta segunda-feira (28), entrou em vigor um novo Mapa de Risco no Espírito Santo. Esta é a última semana de 2020. Algumas cidades do Espírito Santo terão regras mais rígidas, por estarem no risco alto de contaminação do Covid-19.

Os municípios com risco alto são: Água Doce do Norte, Alfredo Chaves, Guarapari, Governador Lindenberg, Irupi, Linhares, Mantenópolis e São Mateus terão regras mais

Dentre as medidas qualificadas de enfrentamento à covid-19 nas cidades em risco alto, está o funcionamento de estabelecimentos comerciais, galerias, centros comerciais e shopping centers de segunda a sexta-feira, até às 20 horas, e aos sábados, até às 16 horas. Aos domingos, estes locais devem permanecer fechados.

Veja o mapa de risco.

O funcionamento de restaurantes, lojas de conveniência e distribuidoras de bebidas alcoólicas podem funcionar apenas de segunda a sexta, até as 16 horas. Os bares não podem abrir enquanto as cidades estiverem em risco alto.

A Matriz de Risco de Convivência considera no eixo de ameaça: o coeficiente de casos ativos por município dos últimos 28 dias, além da quantidade de testes realizados por grupo de mil habitantes e a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias. Já o eixo de vulnerabilidade considera a taxa de ocupação de leitos potenciais de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19, isto é, a disponibilidade máxima de leitos para tratamento da doença. A estratégia de mapeamento de risco teve início no dia 20 de abril.

O Mapa de Risco segue as orientações dos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde e recomendações da equipe de especialistas do Centro de Comando e Controle (CCC) Covid-19 no Espírito Santo, que é composto pelo Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Secretaria da Saúde (Sesa), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). As decisões adotadas pelo Governo do Estado seguem parâmetros técnicos.

Comentários do Facebook