Tremor de terra assusta moradores em Laginha

Moradores do distrito de Laginha de Pancas-ES relataram um possível tremor de terra acontecido na manhã desta quarta-feira, 12 de maio. Segundo relatos, foram três tremores seguidos, por volta de 7h30, sem registros de danos materiais.

Segundo moradores, foi possível ouvir um forte estrondo e a terra tremeu. Nas redes sociais vários moradores relataram que o tremor aconteceu, algo incomum na nossa região, mas não impossível. Moradores há 2km de distância um do outro sentiram o mesmo impacto da terra tremendo.

Terremotos não são muito comuns no Brasil, pois o país está localizado no centro de uma placa tectônica. Mas já foram registrados tremores de mais de seis graus na escala Richter, o que é considerado alto e pode causar danos materiais.

Esses fenômenos podem ser causados por vulcanismo, movimentação das placas tectônicas e falhas geológicas. No Brasil o caso mais comum são as falhas geológicas. Elas ocorrem com maior frequência na região Nordeste, devido à intensa movimentação interna da Terra nessa localidade.

No Brasil, os terremotos são causados por dois motivos, o primeiro refere-se ao desgaste das placas tectônicas, que promove um leve tremor da terra, quase imperceptível. Já o segundo ocorre pelo choque das placas tectônicas, em que há o epicentro do terremoto, ou seja, local onde ele é sentido com mais força e propaga-se por todos os lados. Nem sempre a área de contato da placa é o epicentro do tremor.

ATUALIZADO

Segundo o site http://obsis.unb.br/portalsis/?pg=seism o evento foi um terremoto que aconteceu em Águia Branca às 07h37min46seg e foi registrado por três estações.

O coordenador da Defesa Civil de Pancas, Leandro da Rocha Vieira, esteve em Laginha para averiguar as informações. “Estivemos em Laginha e checamos sobre o acontecido com moradores. Andamos pelo distrito para averiguar possíveis danos materiais e não identificamos nenhuma rachadura em imóvel proveniente do terremoto”, disse Leandro.

Abalos registrados no Brasil de 28 de abril até hoje

Confira as informações do site:

Atenção!
A menos que revisada por um geofísico, as localizações dos terremotos aqui apresentadas podem conter erros significativos! Mesmo depois de revisadas, soluções apresentadas por diferentes instituições podem apresentar pequenas variações de localização e magnitude.

Abalo sísmico acontecido em Águia Branca foi sentido em Laginha

Localidade: Brazil

Tipo: natural (terremoto/earthquake)

Data e Hora (UTC): 12/05/2021 – 10:37:46

Data e Hora (Brasília): 12/05/2021 – 07:37:46

Latitude (º): -19.05626488

Longitude (º): -40.65196228

Profundidade (km): 0.0

Magnitude: 1.3 +/- 0.40 MLv

Gap Azimutal: 176.03º

nº de estações que detectaram o evento: 3

nº de fases utilizadas: 6

Analista Revisor: aline

Máx. Dist.: ~68.24 km / Min. Dist.: ~32.16 km

Modo: Manual

QuakeML: Clique aqui p/ mais detalhes

Comentários do Facebook